Documentos de Identificação.

Como funciona a documentação pela América do Sul, pode usar só RG? Pode! Pode Passaporte? Pode também! Segue abaixo um esclarecimento.

 

Carteira de Identidade – RG

 

Você pode viajar por toda América do Sul só com o RG!

Para todos os Sul-Americanos, por causa do Mercosul – Mercado Comum do Sul  é possível viajar por todos os países da América do Sul só com o RG. No site do Governo Federal eles confirmam isso.

Mas fique muito atento, nas fronteiras terá que preencher um formulário e levá-lo sempre com você. Nesse formulário será preenchido dados básicos, motivos de viagem, tempo de permanência no país (dados que geralmente estão cadastrados no sistema através do passaporte).

No caso de perda, deverá ir à fronteira ou embaixada solicitar outro formulário, e isso acarretará multa. E sem o formulário estará ilegal no país.

O seu documento deverá estar em bom estado de conservação, com sua foto claramente reconhecível.

 

Aconteceu com meu amigo…

 

Na fronteira Argentina – Bolívia, um amigo argentino que viajava comigo naquele momento, estava com RG de quando era criança, e aí? Ele simplesmente não podia entrar legalmente no país.

Creio que é um descuido, você irá viajar para outro país, o mínimo que pode fazer é possuir documentos em bom estado.

 

Passaporte

 

Se puder, faça o passaporte!

Não é necessário, porém é o mais seguro.

É o documento feito especialmente para viajar ao exterior.

 

Claro, precisa tirar com antecedência e o custo é maior, no entanto o Governo Federal está simplificando o processo e em breve será possível tirar passaporte com menos burocracia.

Não sabe o que precisa para retirar o passaporte? No site da Policia Federal eles explicam.

 

Carteira Nacional de Habilitação – CNH

 

Para cruzar as fronteiras não é possível utilizar a CNH, mas se você pretende dirigir veículos em outro país, no site do DETRAN eles explicam em quais países podem e qual é o procedimento necessário, confira aqui no site do seu estado.

 

Tempo de permanência em cada país:

 

Você (Cidadão da América do Sul) pode permanecer em cada país Sul-Americano como turista por no máximo 6 meses.

Caso você tenha solicitado só 3 meses e depois mudou seus planos e precisa de mais tempo, terá que ir para alguma embaixada do seu país ou ir até a fronteira e solicitar mais tempo.

Inclusive, é possível cruzar a fronteira do outro país e retornar no mesmo dia, no mesmo momento, sem ser necessário dormir no outro país.

 

Algumas outras dicas:

 

Penso que quanto mais documentos possuir, melhor!

Vai que por qualquer eventualidade da vida você perde um? É assaltado? Possuir outro documento será o melhor para resolver algum problema.

Para caminhadas nas ruas das cidades, eu sempre levava na bolsa o RG, e deixava o passaporte guardado onde estava hospedada.

Doleira. É uma bolsinha usada para guardar dinheiro.  Ela fica acoplada no corpo e penso que é a mais segura para mochileiros em movimento guardarem seus documentos de forma não evidente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s