Recomendações no uso do Rapé

Hoje trago um pouco sobre uma medicina sagrada utilizada por muitas tribos por todo o mundo: O rapé. Utilizado inclusive por nossos amados índios, Katukina, Yawanawá e Huni Kuin, além de outras tribos da região amazônica. Os índios são filhos da terra, donos de uma imensa sabedoria.

Estou me aprofundando no estudo do Sagrado Rapé há quase um ano e decidi passar um pouco sobre meus aprendizados com esta medicina. Dividirei em dois tópicos:

  1. Os compostos e o feitio

O rapé pode ser feito de várias plantas: Tabaco, Pau Pereira, Ostras, Sálvia, Ayahuasca, Jurema Preta, entre muitas outras.

Cada rapé irá trabalhar algo em específico em seu corpo, existem rapés com energias mais masculinas e rapés mais femininos, rapés que trabalham limpezas mais biológicas, trazendo a firmeza e rapés mais sutis, que promovem uma maior expansão da consciência.

Diversos tipos de rapés que se diferem no trabalho, então depende muito das plantas medicinais que são colocadas.

Outro fator importante é o feitio da medicina. A forma como é feito o rapé é muito relevante porque os cantos, rezos, ou seja, a intenção colocada na feitura é registrada na medicina e irá agir em seu corpo assim que for aplicado.

  1. Receber o sopro de um Aplicador ou realizar uma Auto aplicação

Este é outro ponto muito importante! Existem os objetos sagrados que irão ser os canais para que o rapé possa adentrar no seu organismo. O Curipe, é o instrumento utilizado para a auto aplicação.

O rapé nunca pode ser inspirado, ele sempre deve vir através de um sopro, estas são as recomendações dos indígenas.

Eu aconselho a auto aplicação somente depois que a pessoa possui já um mínimo de conhecimento da medicina. Na auto aplicação utiliza-se o Curipe, o indivíduo irá receber o rapé através do seu próprio sopro. Antes do uso faça uma oração respeitosa, pedindo para que o Paijé Rapé esteja contigo agindo em sua cura, o protegendo e diga a sua intenção, ou seja, o porquê que está abrindo este uso.

O Rapé é uma medicina de certezas e não achismos. Não o use para simplesmente matar o tédio do cotidiano ou para algum divertimento.

rapé
Autoaplicação do rapé. Fonte: http://terranauas.blogspot.com.br

E o outro ponto é quando existe um aplicador, normalmente é esta a pessoa que irá apresentar a medicina para você, um aplicador precisa ser uma pessoa que tem consciência do que está fazendo, já possuindo um profundo estudo da medicina, é importante que seja uma pessoa que te passe firmeza e equilíbrio. Caso não sinta esta vibração, não aceite o sopro desta pessoa.

O instrumento utilizado para a aplicação é o Tipi, ele será o canal entre o sopro do aplicador e o nariz da pessoa. Existem várias ritualísticas na aplicação do rapé, cada aplicador possui a sua em particular.

É comum o aplicador conversar com a pessoa antes, a preparando para receber a força da medicina, a tranquilizando, conscientizando e depois fazer uma oração, podendo também fazer uma defumação. Os aplicadores realizam alguns sopros e cantos para se concentrar e afastar energias que possam atrapalhar a aplicação.

rapé-jairo-dupla
Aplicação do rapé. Fonte: www.xapuri.info

O momento da aplicação é um momento de completo silêncio e respeito. É um momento único somente entre o aplicador e a pessoa que está recebendo a força do rapé.

Esteja sempre consciente, sempre atento. O rapé é uma medicina de cura poderosa. Tenha responsabilidade sobre seu corpo, principalmente o que você dá permissão de entrada. Então saiba da onde vem, quem é o aplicador.

Perguntar demais nestes momentos nunca é em demasia. Estude, se informe. Você receberá muitas bênçãos com esta medicina, se a tratar com respeito e amor.

Fiquem em paz,

Namastê.

Anúncios

Categorias:Espiritualidade, XamanismoTags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s