Os 4 compromissos de Don Miguel Ruiz.

Uma tarefa para essa semana, ler o livro: Os 4 compromissos  de Don Miguel Ruiz.

Esses princípios quando introduzidos a nossa vida diária, tem o poder de modificar perspectivas, abandonar julgamentos desnecessários, perca de energia e focar em buscar sempre fazer o seu melhor para um mundo melhor.

Deixo os compromissos aqui com um breve resumo, junto ao próprio livro em PDF.

O PRIMEIRO COMPROMISSO
Seja impecável com sua palavra

“O primeiro compromisso é o mais importante e também o mais difícil de cumprir. É tão importante que apenas com esse primeiro compromisso você será capaz de transcender ao nível de existência que chamo de céu na Terra. O primeiro compromisso é ser impecável com sua palavra.

O SEGUNDO COMPROMISSO
Não leve nada para o lado pessoal

“Os três compromissos seguintes na verdade se originam do primeiro. O segundo compromisso é: não leve nada para o lado pessoal. O que quer que aconteça com você, não tome como pessoal. Usando oexemplo já mencionado, se o vejo na rua e digo: “Você é um estúpido”, semconhecê-lo, não estou falando de você, estou falando de mim. Se você levar parao lado pessoal, talvez acredite que é estúpido. Talvez possa dizer para si mesmo:”Como ele sabe? Será clarividente ou todos percebem que sou estúpido?”. Você leva tudo para o lado pessoal porque concorda com o que está sendo dito.Assim que concorda, o veneno passa através de você e o prende no sonho do inferno. O que causa a sua própria captura é o que chamamos de importância pessoal. Importância pessoal, ou levar as coisas para o lado pessoal, é a expressãomáxima do egoísmo porque cometemos a presunção de achar que tudo é sobre”nós”.

O TERCEIRO COMPROMISSO
Não tire conclusões

“O terceiro compromisso é não tire conclusões. Nós temos a tendência para tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O problema com as conclusões é que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando – levamos para o lado pessoal-, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso sempre que fazemos presunções estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão entendemos errado, levamos isso para o lado pessoal e acabamos criando um grande drama do nada. Toda tristeza e drama que você passou em sua vida foram causados por tirar conclusões e levar as coisas para o lado pessoal. Pare um instante para examinar essa afirmativa. Toda a teia de controle entre seres humanos é sobre tirar conclusões e levar as coisas para o lado pessoal. Todo o nosso sonho de inferno é baseado nisso.

O QUARTO COMPROMISSO
Sempre dê o melhor de si

“Existe apenas mais um compromisso, porém é o que permite que os outros três se tomem hábitos profundamente enraizados. O quarto compromisso se refere à ação dos outros três: Sempre de o melhor de si. Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, nem mais nem menos. Porém, tenha em mente que o seu”melhor” nunca será o mesmo de um instante para outro. Tudo está vivo emudando o tempo todo; portanto, fazer o melhor algumas vezes pode produzir alta qualidade e outras ‘vezes não vai ser tão bom. Quando
você acorda, descansado e energizado, de manhã, o seu “melhor” tem mais qualidade do que quando você está cansado, à noite. Seu “melhor” possui mais qualidade quando você está saudável do que quando doente, ou sóbrio em contraposição a bêbado. Seu “melhor” vai depender de você estar se sentindo maravilhosamente feliz ou aborrecido, zangado ou ciumento. Nos diferentes estados de espírito do dia, seu humor pode mudar de um instante para outro, de uma hora para outra ou de um dia para outro. Seu “melhor” também irá se alterar ao longo do tempo. À medida que você se habitua aos quatro compromissos, seu “melhor” irá se tornar mais e mais eficiente. Independente da qualidade, continue dando o melhor de si, nem mais nem menos.”

Geralmente presenteio com esse livro pessoas que gosto muito mas que vibramos energias diferentes  e isso nos faz termos desavenças. Então presenteio com o livro e sigo o meu caminho, quem sabe no futuro, com uma nova perspectiva, possamos viver próximos com mais harmonia. E o próprio livro, chegou até eu, dessa forma. I see you, on a day of sun and fullness.

Creio que a leitura dele é tão importante para quem está buscando evolução, assim como por quem tropeçar pela estrada da vida com ele: Não o desdenhe, apenas leia-o. Não importa o que tenha que fazer hoje, tire uma meia hora hoje, uns 10 minutos amanhã… Mas se hoje posso te dar um conselho: Leia esse livro e o agregue em sua vida.

Sim, podemos dizer que é um livro de auto ajuda, se você não precisa de ajuda, ou não acredita que precisa, creio que terá a humildade de conhece-lo para confirmar isso, mas se você acredita que sempre podemos aprender uma lição nova, creio que esse livro tem o propósito de te ajudar a lidar melhor com suas emoções, sentimentos, e lidar melhor com o próximo… Esse é, com todo afeto, meu presente aos leitores, o livro em PDF para download. E é encontrado com facilidade para comprar em sebos e livrarias.

Obs: O despertar geralmente não é um processo fácil, como um dia um sábio me disse: Você vai passar por isso, só não tenha medo, por temer lhe trará sofrimento. Desejo, que você tome muita água, para deixar as coisas fluírem.

Inclusive, isso sempre me lembrou a Alegoria da Caverna de Platão. Recomendo retomar esse tema que geralmente é muito mal abordado nas escolas.

 

Gratidão.

 

Trilha sonora: Eu não sei na verdade quem eu sou – O Teatro Mágico. 

Anúncios

Categorias:Espiritualidade, O despertar de uma nova consciênciaTags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s