O poder das danças circulares

As danças circulares existem desde o período Paleolítico, há milhares e milhares de anos são praticadas no mundo inteiro, com diversas propostas. Existem as danças folclóricas, cirandas, as circulares sagradas, entre muitas outras.

Irei comentar nesta matéria sobre a última mencionada. Que não acredito ser um aspecto diferente entre as outras danças, porque acredito que tudo é espiritualidade.

As Danças Circulares são praticadas no grupo e em círculo, no qual os sujeitos seguem uma coreografia e conectados entre si reúnem energias em busca da consciência de um todo.

Jung (1986) refere-se às mandalas (palavras sâncricas que significa círculo), como um símbolo de “si mesmo”, a totalidade da personalidade.

Para ele, a meta do desenvolvimento psíquico é o “si mesmo”, e a aproximação em direção a ela não é linear, mas circular.

Apresentada esta forma, a mandala simboliza também a individuação, pois se torna expressão do caminho que conduz ao centro. As danças circulares desta forma, podem ser vistas como mandalas em movimento.

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Conexão com o todo. Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br

A composição musical é a base nas Danças Circulares. Segundo Wosien (2000) é composta de compasso, ritmo e melodia.

  • O compasso representa a visão espiritual do todo, a clareza e a ordem.
  • O ritmo responde pela vitalidade, pela tensão, pelo pulsar do fluxo sanguíneo.
  • A melodia representa o lado verdadeiramente humano, seu querer da alma e seus sentimentos, em todas as suas nuances.

A Dança Circular oportuniza ao ser humano exprimir todos os altos e baixos de suas sensações.

 A experiência simbólica da roda na dança circular, representa relações humanas fundamentais. Nela todos podem ver, serem vistos e reconhecidos pelo grupo, porque não há hierarquia entre as pessoas.

Cada um ocupa um lugar que com o girar da roda, passa a ser do outro e este, ao ocupá-lo, o reconstrói.

Além disso, o movimento da roda gira sempre na mesma direção, mas na aparente repetição, as interações nunca acontecem do mesmo modo.

O lúdico estimula o desejo de sua continuação. É neste círculo que se trabalha a ideia de conexão, unidade, igualdade, retorno, equilíbrio, comunhão, entre outros, trata-se de um processo de transformação que representa o princípio da mudança.

A formação circular presente nas danças sagradas representa a totalidade completa, quer no tempo, quer no espaço.

Para Campbell (1990, p. 235), o aspecto espacial é definido na medida em que “tudo dentro do círculo é uma coisa só, circundada e limitada” enquanto o aspecto temporal diz respeito ao fato de que “você parte, vai algum lugar e retorna”.

Wosien esclarece: A dança se comunica do ponto onde a respiração, a representação, a imagem e a vivência onírica afloram e se tornam criativas, desprendidas do plano da realidade prosaica e dos grilhões terrestres (2000, p.26).

Acredita-se que com ela o homem consiga exteriorizar todos os atos primitivos da alma, desde o medo até a entrega libertadora.

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Danças circulares estimulam sensibilidade e conexão com o outro. Fonte: hojeemdia.com.br

Portanto as danças circulares são instrumentos de conexão, expressão e manifestação do ser! Recomendo esta experiência grupal a todos os que sentirem no coração.

Artigos recomendados para estudo:

  • LAZER E SAÚDE: A DANÇA CIRCULAR NO PROCESSO TERAPÊUTICO DA SAÚDE MENTAL, autora Milena Mery da Silva:

Referências:

CAMPBELL, J. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

JUNG, C. G. Memórias, sonhos e reflexões. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1986.

WOSIEN, M. G. Mitos, danças, mistérios: danças sagradas. Rio de
Janeiro: Almudena, 1997.

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